HomeBanqueiro alemão alerta sobre o Bitcoin: “Objeto Especulativo”

Banqueiro alemão alerta sobre o Bitcoin: “Objeto Especulativo”

Ruchi Gupta

Membro do conselho alemão do Bundesbank, Carl-Ludwig Thiele, alertou contra o Bitcoin, chamando-o de “objeto especulativo” emitido por “atores desconhecidos”.

Em comentários feitos ao jornal local Die Welt am Sonntag, Thiele disse que os consumidores não devem esquecer o passado do Bitcoin apenas porque agora seu valor está mais alto do que nunca.

Ele disse:

“Bitcoin é um objeto especulativo, cujo valor muda rapidamente. Pode ter valorizado recentemente, mas as coisas no passado foram diferentes.”

“Do nosso ponto de vista, o bitcoin não é um meio adequado de guarda​r dinheiro. Basta olhar para a taxa de câmbio altamente volátil e perceberá  isso.”

Preconceito alemão

Os comentários de Thiele induz os investidores alemães a tomarem uma posição cautelosa em relação as criptomoedas. Nos últimos anos, tem surgido muitos comentários nesse sentido, aparentemente apoiados por banqueiros que “precisam” manter o bitcoin e suas vantagens longe dos seus negócios.

Um excelente exemplo é o LocalBitcoins, que em 2014 foi forçado a interromper as operações no país devido à incerteza regulatória sobre suas atribuições (atualmente o localbitcoins está liberado).

Thiele, define o Bitcoin como algo que ele “não vê como uma moeda”, mas que é “distribuído” pelo que ele chama de “atores desconhecidos”.

“Quem considerar o bitcoin estável como o dólar ou euro deve assumir a responsabilidade”, disse ele, acrescentando que o banco central “não estaria tomando qualquer decisão de investimento em nome dos cidadãos”.

A história da Blockchain na Alemanha, entretanto, tem casos  de sucesso, com parcerias bancárias e start-ups em número crescente. Thiele considera a tecnologia “interessante”, diz Die Welt.

Guia do Bitcoin

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.